sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Manejo de bola no Basquete
Plano De Aula
Apresentamos este plano, visando uma aula de Educação Física para alunos do Ensino Fundamental II,com duração aproximada de 50 min. Dividiremos a aula em:
a) Parte Inicial: alongamento e aquecimento (05 a 15 min);
b) Parte Principal: atividades para desenvolver o fundamento de manejo de bola do basquetebol (25 a 30);
c) Parte Final: volta à calma (03 a 07 min). Reuniremos os alunos sentados na quadra, com breve relato sobre as atividades a serem praticadas.
Objetivo Geral:
1) Desenvolvimento psicomotor (p. principal);
2) Desenvolvimento cognitivo (p.inicial);
3) Desenvolvimento sócio afetivo (p.inicial e principal (6º atividade)).
Parte Inicial
(ALONGAMENTO E AQUECIMENTO)
Após breve alongamento, aplicaremos o aquecimento na forma de um “pega-pega Ruas e Avenidas”. A atividade visa um aquecimento de forma lúdica, trabalhando o sócio afetivo e o cognitivo dos participantes.
Os alunos deverão estar dispostos em colunas, distantes um do outro aprox. 1,50m, com os braços estendidos lateralmente (abdução de membros superiores).
A medida em que o educador gritar as palavras:
- “Ruas!”
Os alunos deverão ficar com os braços estendidos na altura da linha do ombro, formando corredores transversais em relação à quadra.
- “Avenidas”!
Os alunos deverão ficar com os braços estendidos na altura da linha do ombro, formando corredores longitudinais em relação à quadra;
Tanto fugitivos como pegadores deverão empunhar uma bola e se valer apenas dos corredores formados pra fugir ou pegar, sendo aleatória a escolha de quem irá pegar ou fugir; ex: Fulano pega Ciclano! Ou, Beltrano pega Tetrano!
Parte Principal
(EXERCÍCIOS)
Separar os alunos na linha lateral da quadra, em colunas de 4, de maneira a se formar duas duplas por coluna. A primeira dupla (da frente) fará o manejo de bola, enquanto a detrás ficará no aguardo.
Exercícios:
1°) O aluno deverá locomover-se de uma linha lateral a outra, conduzindo a bola na altura do peito, passando-a de uma mão à outra.
1-2- O aluno que estiver parado na linha lateral: deverá girar a bola na altura da cabeça, da direita para a esquerda e da esquerda para a direita;
2°) O aluno deverá locomover-se de uma linha lateral a outra, jogando a bola ao ar e apanhando-a com a palma da mesma mão, sem deixá-la tocar o solo.
2–2 O aluno que estiver parado na linha lateral: deverá passar a bola ao redor da cintura, da direita pra e esquerda e da esquerda pra direita;
3°) O aluno deverá locomover-se de uma linha lateral a outra, conduzindo a bola de uma mão à outra, arremessando- a em forma de arco ,da direita para a esquerda e da esquerda para a direita.
3-2 O aluno que estiver parado na linha lateral: deverá pingar a bola na altura acima da cabeça, pegando-a com a mão oposta;
4°) O aluno deverá locomover-se de uma linha lateral a outra, arremessando a bola para o alto e deixando-a pingar,de maneira que após o “quique” ela passe sobre seu tronco (eixo transversal) e assim recepcioná-la.
4-2 O aluno que estiver parado na linha lateral: deverá se manter em afastamento de membros inferiores, passando a bola entre as pernas, num movimento semelhante a um “oito”;
5°) O aluno deverá locomover-se de uma linha lateral a outra , conduzindo a bola no chão (rolando-a), passando a mesma debaixo das pernas, num movimento em forma de “oito” . Obs: mão direita rola a bola para baixo da perna esquerda e mão esquerda rola a bola pra baixo da perna direita.
5-2 O aluno que estiver parado na linha lateral, deverá estar com um dos joelhos semi flexionados (posição de afundo antero posterior) e passar a bola embaixo da perna, num movimento em forma de “oito”. Obs: da direita para a esquerda e da esquerda para a direita;
6º) Neste seguimento, iremos dispor os alunos em duplas, separadas em duas (2) colunas no final quadra. As duplas deverão estar de mãos dadas, um de frente e o outro de costas para o fundo da quadra, onde realizarão, num clima lúdico competitivo, manejos de bola. O primeiro manejo se consiste em rolar a bola no solo, até o fundo da quadra, de onde deverão voltar (sem inverter a ordem das duplas em relação à quadra), executando, com sua mão livre, ligeiro e contínuo arremesso de bola. As duplas deverão regressar ao final de suas respectivas colunas, tornando-se vencedor o grupo que primeiro finalizar a atividade.
Bravo Time
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2 comentários:
legal o blogg galera parabéns!!!
vc podiam colocar imagens de manejo de bolas para explicar mais : afinal 1 imagem representa varios textos
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