sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Envelhecimento

IDADE ADULTA: ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS IDADE ADULTA: 20 AOS 60 E TERCEIRA IDADE: 60 EM DIANTE POR QUE ENVELHECEMOS? TEORIAS:

 Nível celular: radicais livres
 Sistema imunológico: enfraquecimento faz o organismo tornar-se vulnerável
 Homeostasia: estabilidade nos sistemas fisiológicos e de suas inter-relações
(sensorial, digestivo e cardiovascular)

CONCEITO: O envelhecimento é um processo progressivo de declínio das capacidades física e mental, assim como o aparecimento de doenças crônicas. Isso acontece por herança genética, pela diminuição do nível hormonal adequado para manutenção do metabolismo e por estresse oxidativo.
Atualmente a EXPECTATIVA DE VIDA dos seres humanos vem aumentando devido a: 1. Melhoria das condições de:
- Atendimento médico (prevenção e redução de doenças),
- Saneamento básico,
- Desenvolvimento tecnológico,
- Alimentação melhor distribuída,
- Aumenta da qualidade de vida,
- Mudança no estilo de vida.

2. Diminuição da Mortalidade infantil FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O ENVELHECIMENTO.
 Genética.
 Estilo de vida: Alimentação, Fumo, Bebida alcoólica, Sedentarismo, Stress.

FATORES DE INTERFERÊNCIA NO DESEMPENHO MOTOR ADULTO

O desempenho motor depende da interação das seguintes variáveis:
1. Características Individuais cognitivas, afetivas e psicomotoras (compreensão de instruções – motivação – autoconfiança; declínio nos sistemas fisiológicos).
2. Condições ambientais (frio – calor, textura do piso, iluminação).
3. Natureza da tarefa
 Velocidade, Precisão, Flexibilidade,
 Resistência cardiovascular.
 Resistência muscular.

DESEMPENHO MOTOR X IDADE
Podemos “pensar” na relação do “desempenho motor x idade“ de maneira “GENERALIZADA”, isto é, igual para todos, ou de maneira “ESPECÍFICA”, ou seja, com variações de indivíduo para indivíduo.
Como o ser humano é dotado de domínios MOTOR, AFETIVO E COGNITIVO, que interagem e influenciam um ao outro, e como o movimento depende da NATUREZA DA TAREFA, DO AMBIENTE E DO INDIVÍDUO, as diferenças individuais ficam mais acentuadas. Quando GENERALIZAMOS a respeito do comportamento e do desempenho ao longo do ciclo da vida, usualmente afirmamos:
1. Da Pré-infância até a adolescência: Há uma melhora contínua
2. O início da vida adulta: Há uma estabilização
3. Durante a meia-idade: um leve declínio
4. Durante a velhice: um acentuado declínio
À medida que entramos na idade adulta, experimentamos uma série de alterações fisiológicas e físicas que afetam nosso comportamento. Mas não são apenas as modificações físicas, as modificações afetivas e cognitivas também alteram a maneira como reagimos ao nosso ambiente.

À MEDIDA QUE NÓS AVANÇAMOS ATRAVÉS DA IDADE, ASPECTOS DAS ÁREAS MOTORA, COGNITIVA E AFETIVA INTERAGEM PARA AFETAR O COMPORTAMENTO MOTOR EXEMPLO:
1. Para jogar determinado esporte o indivíduo supera a falta de velocidade, força, agilidade, etc., por um melhor posicionamento/troca de posição no campo. (interação dos aspectos FÍSICO X COGNITIVO)
2. Indivíduos idosos experimentam declínio em sua autocompetência e auto-estima, à medida que alterações na força muscular começam a limitar suas habilidades para desempenhar habilidades funcionais da vida diária. (interação dos aspectos FÍSICO X AFETIVO) RITMOS DE ENVELHECIMENTO • Variação interindividual – A diferença entre indivíduos relativa aos seus ritmos de envelhecimento. • Variação intra-individual – Os diferentes ritmos de envelhecimento dos vários sistemas corporais dentro de um indivíduo. O desempenho motor também depende da ESPECIFICIDADE DA TAREFA, ou seja, a generalização de que o desempenho motor de um indivíduo deteriora-se com a idade pode ser verdadeira para algumas tarefas, mas certamente não para todas. O grau de sucesso depende das exigências específicas da tarefa (velocidade, precisão ou ambas? Flexibilidade, capacidade cardiovasculares ou ambas? Memorização?)

ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS NO SISTEMA MÚSCULO /ESQUELÉTICO.
O esqueleto humano possui várias funções: protege os órgãos internos, dá forma ao corpo, atua como alavancas a partir das quais os músculos se prendem, fornece uma área de reserva para o cálcio e desenvolve células sanguíneas na medula. Já os músculos acionados pelo SNC movimentam a maioria dos ossos do corpo, fornecendo junto com tendões e ligamentos estabilidade às articulações do corpo.

ESQUELETO > Perda da altura: ocasionada pelo “encurtamento” da coluna vertebral; mau alinhamento da coluna e má postura. O problema postural pode ser corrigido através do fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna e a caixa torácica. > Osteoporose: redução da densidade mineral óssea aumentando a vulnerabilidade a fraturas ósseas. O sistema endócrino controla mantém em equilíbrio a produção e a absorção mineral óssea no metabolismo do cálcio. Com a idade esse equilíbrio é afetado, sendo a absorção maior que a produção. Os ossos tornam-se mais porosos e frágeis. As mulheres são mais suscetíveis a osteoporose, principalmente na pós-menopausa devido à alteração hormonal. A ingestão de cálcio e atividade física com carga de peso minimiza a situação.
MÚSCULOS E ARTICULAÇÕES > Perda da força muscular: ocasionada devido à atrofia muscular e perda de massa muscular (diminuição no número e tamanho das fibras musculares). > Perda da flexibilidade: perda da água nos tecidos conectivos, resultando em maior rigidez de ligamentos e tendões. A atividade física minimiza as alterações da força e flexibilidade. Estudos comprovam o aumento da força mesmo após 90 anos, e a melhora da flexibilidade com trabalho de alongamento muscular.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

Os componentes do SNC são o cérebro e a medula espinhal, com o neurônio representando a unidade básica através da qual os sinais são transmitidos. Com a idade ocorre:  Diminuição de neurotransmissores: substâncias químicas liberadas durante a transmissão de um sinal entre os neurônios.  Perda da massa cerebral: Nós nascemos com todas nossas células nervosas e, quando elas morrem não são substituídas. (Plasticidade cerebral: capacidade do cérebro de adaptar-se para continuar as transmissões de sinais sem grandes perdas) Marcos etário - formações que aparecem no cérebro mais velho: emaranhados neurofibriladores, placas senis e lipofuscina.
 Neurofibrilares – fibras finas e longas que transportam substâncias químicas para todas as partes dos neurônios tornam-se retorcidas e emaranhadas, podendo ser a causa da morte do neurônio e desaceleração da capacidade de reação do SNC.
 Placas senis: formações esféricas que surgem a partir de neurônios degenerados. Interferem na transmissão entre os neurônios pela ruptura da junção sináptica. Podem ser a causa da perda de memória.
 Lipofuscina – pigmento amarelado ou acastanhado que aparece nos neurônios, podendo inibir ou retardar a atividade celular. Com o envelhecimento o cérebro em é suscetível à hipóxia. Hipóxia – má oxigenação do cérebro afetando a função e longevidade das células nervosas. A circulação sanguínea cerebral é afetada pela alteração estrutural do aparelho circulatório e falta de atividade física.


SISTEMA CIRCULATÓRIO E RESPIRATÓRIO
Responsável pela distribuição de nutrientes e remoção de resíduos e pela distribuição de oxigênio e remoção de gás carbônico. Com o envelhecimento alterações ocorrem, interferindo no equilíbrio dos sistemas: > Arteriosclerose – paredes arteriais tornam-se menos elásticas e mais rígidas, dificultando a distribuição do sangue oxigenado para o corpo. Um aumento na calcificação e o surgimento de tecido conectivo colágeno nas artérias causam a arteriosclerose, que ocorre como causa do envelhecimento, e não como resultado de doença. > Aterosclerose – entupimento de artérias devido a depósitos de gordura, representando uma doença cardiovascular, não sendo parte do processo normal de envelhecimento. Tanto a ARTERIOSCLEOSE como a ATEROSCLEROSE causa o aumento da pressão sanguínea e a diminuição da quantidade de oxigênio e nutrientes distribuídos no organismo.
 Problemas posturais: agravam esses sistemas dificultando a circulação sanguínea e a respiração. Curvatura na coluna pode comprimir o tórax pressionando os pulmões contra outros órgãos.

SISTEMAS SENSORIAIS
Nós obtemos informações sobre o ambiente através de vários sistemas sensoriais diferentes. Receptores sensoriais enviam informações ao sistema nervoso central sobre o paladar, o olfato, a visão, o tato, dores, sons e outras sensações. Alguns sistemas sensoriais - em particular o visual, o auditivo e a propriocepção – têm papel crucial no desempenho motor.

SISTEMA VISUAL
Alterações estruturais e funcionais afetam a qualidade da visão. Como já vimos, a visão representa o sistema sensorial predominante para o desempenho das habilidades motoras, sendo assim, com a visão afetada, os movimentos também serão afetados.

SISTEMA AUDITIVO
Alterações estruturais que prejudicam a qualidade da audição. A perda da audição associada ao envelhecimento é denominada PRESBIACUSIA. O acúmulo de cerume também pode afetar a audição, sendo, entretanto, restaurada com tratamento.

PROPRIOCEPÇÃO
A propriocepção é o senso de consciência corporal e de posição. Uma das maneiras de receber informações proprioceptivas ocorre através do sistema vestibular.(canais semicirculares, sáculo, utrículo e endolinfa)  A função básica do sistema vestibular é fornecer informações relativas aos movimentos e posições da cabeça. Com o envelhecimento alterações nesse sistema e nos nervos que transmitem mensagens das estruturas vestibulares até o cérebro comprometem as habilidades motoras.

IDADE ADULTA: DESEMPENHO MOTOR
Declínios observados no desempenho motor, na idade adulta, pode ser o resultado de:

 Degeneração fisiológica,
 Fatores psicológicos,
 Condições ambientais,  Exigências da tarefa,
 Doenças,
 Estilo de vida, OU COMBINAÇÕES DESSES ELEMENTOS.
Embora os motivos de alterações no desempenho motor relacionados à idade sejam variados, algumas são constantemente observadas:
 Tempo de reação
 Equilíbrio e controle postural
 Padrão de caminhada O Tempo de reação (TR) representa o intervalo de tempo entre a apresentação do estímulo e a ativação inicial dos músculos apropriados para desempenhar aquela tarefa. O TR pode ser descrito de várias formas: Tempo de reação não-fracionado: tempo entre o estímulo e a resposta. Tempo de reação fracionado - divide-se em: - Tempo de reação pré-motora: tempo entre o estímulo e a primeira indicação de atividade elétrica (eletromiografia) nos músculos utilizados para a tarefa motora. - tempo de reação motora: tempo entre a primeira indicação elétrica e o início do movimento. O TR pré-motora pode ser subdividido em: - tempo de recepção - tempo de integração motora - tempo de descarga motora As alterações no SNC podem ser a principal causa da alteração do TR no envelhecimento. As alterações nos sistemas visuais, auditivos e proprioceptivos também são significativas.

EQUILÍBRIO E CONTROLE POSTURAL
A manutenção da postura e do equilíbrio perde eficiência com a idade. Declínio da força e no controle muscular, nos sistemas sensoriais, na flexibilidade das articulações interage para alterar a postura. O equilíbrio mais deficiente aumenta a suscetibilidade a quedas.
PADRÃO DE CAMINHADA
O padrão de caminhada passa a ser mais lento. Quando a velocidade de caminhada é aumentada, muitas diferenças desaparecem.
OS SIGNIFICADOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O IDOSO  MEIO DE MANTER A QUALIDADE DE VIDA NO ENVELHECER
• Saúde.
• Aptidão física.
• Capacidade funcional.
• Realização das AVDs.

 CONVIVÊNCIA COM SEUS PARES
• Suporte social.
• Sentimento de interdependência e proteção.
• Fazer parte de um grupo.
DESENVOLVIMENTO DA AUTO-VALORIZAÇÃO
• Sentem-se fisicamente mais capazes.
• Maior persistência frente aos insucessos.
• Maior auto-cuidado.
• Maior sentimento de competência social.
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
• Aumento de força e de flexibilidade.
• Perda de peso – redução da sobrecarga.
• Aumento da mobilidade.
• Aumenta a sensação de bem estar.
• Melhora de 50% das perdas fisiológicas.
• Aumento do colesterol bom HDL.
• Diminuição do colesterol ruim LDL.
• Melhora significativa no funcionamento neuro- muscular.
• Aumento da auto-estima.
• Prevenção ou redução dos efeitos de doenças cardio-vasculares.
• Prevenção ou diminuição dos efeitos da osteoporose.
AÇÃO PEDAGÓGICA
• O idoso é o centro do processo.
• Deve ser tratado como adulto.
• Considerado nas suas possibilidades de desenvolvimento.
• Não deve ser visto com condescendência, compaixão ou excesso de zelo.
• A ele deve ser proporcionado acolhimento e segurança.
• Considerar suas experiências de vida.
• Aceitação incondicional das respostas individuais.

CONSIDERAÇÕES GERAIS
• Partir sempre dos conhecimentos prévios.
• Ensino gradual.
• Proporcionar sucessos, evitando competições.
• As aprendizagens, geralmente são mais longas.
• Não ensinar algo novo após atividade cansativa.
• Clareza nas instruções.
• Relacionar o novo com o já aprendido.

MEXER NO CORPO É MEXER NO INDIVÍDUO. O SEDENTARISMO É O PRINCIPAL FATOR DE RISCO PARA OS IDOSOS. NÃO É O MOVIMENTO MECÂNICO, MAS SIM O MOVIMENTO INTEGRADO QUE DARÁ RESPOSTAS AO INDIVÍDUO SOBRE SI MESMO. É IMPORTANTE PARA O IDOSO APROPRIAR-SE DE SUAS DECISÕES E EMOÇÕES.

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