quarta-feira, 7 de outubro de 2009

MET PRATIC DO ENSINO - PLANO DE AULA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

PLANO DE AULA
(Resolução de Problemas)

Apresentamos este plano de aula, utilizando o método Solução de Problemas, direcionado aos alunos do Ensino Fundamental II (duração aprox 20 min).


PARTE INICIAL
(Alongamento e Aquecimento)

Iniciaremos a aula com um alongamento e aquecimento de forma lúdica, já propondo um desafio, onde os alunos, em duplas com as mãos dadas, deverão manipular bexigas na extensão da quadra, sem deixá-las tocar o solo (duração aprox: 05 min).


PARTE PRINCIPAL
(Atividades)

A princípio iremos separar nossos alunos em duas colunas independentes, postadas nas laterais da quadra. Para cada coluna haverá um circuito composto por arcos dispostos em sentido longitudinal da quadra, onde cada um dos alunos deverá permanecer com um dos pés dentro do arco. Dessa forma, iremos propor o desafio de que façam com que 1 (uma) bola viaje de mão em mão, chegando ao final do circuito e voltando à ponta de cada coluna. Vencerá a coluna que primeiro realizar o desafio.
OBS: Somente informaremos aos alunos a trajetória em que a bola deverá percorrer de mão em mão dos mesmos, no entanto, a forma com que os alunos executarão tal desafio visando à conclusão da atividade ficará a mercê dos mesmos.
Seguindo uma seqüência pedagógica (do simples ao complexo), aumentaremos o grau de dificuldade da atividade, introduzindo outras bolas, totalizando 4 (quatro) por coluna. Cada bola correspondendo uma modalidade desportiva diferente (vôlei, basquetebol, futsal e handebol), devendo os alunos efetuar o passe de acordo com as respectivas modalidades (duração aprox: 15 min).


PARTE FINAL
(Volta à calma)

Ao final da atividade, reuniremos os alunos, preferencialmente num círculo ao redor do professor, a fim de esclarecer os objetivos da atividade e ressaltando os pontos mais importantes a serem destacados, dessa forma poderão tirar quaisquer dúvidas.
OBJETIVOS GERAIS:
(Domínios)

Sócio afetivo (parte inicial – brincadeira);
Psicomotor (parte inicial e principal - atividades de manipulação);
Cognitivo (parte principal - compreensão e execução da atividade).


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Compreender e perceber a estrutura da atividade, bem como desenvolver a criatividade e habilidade do aluno em encontrar respostas ao problema proposto. (parte principal).


MATERIAIS UTILIZADOS:

- Bexigas ;
- Arcos;
- Bolas.

Você pode ver o video da aula clicando aqui.

Nenhum comentário: