quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR




 No final da década de 1970, surgem novos movimentos na Educação Física escolar.
 Atualmente, coexistem na área de Educação Física várias concepções;
 Tentativa de romper com o modelo mecanicista, esportivista e tradicional.

São elas:
• Psicomotricidade;
• Desenvolvimentista;
• Construtivista;
• Crítico-superadora;
• Crítico-emancipatória;
• Saúde renovada;
• PCN’s

PSICOMOTRICIDADE
 Inicialmente divulgada em programas de escolas especiais para alunos portadores de deficiência física e mental.

 Primeiro movimento que surge em oposição aos modelos anteriores (higienista, tecnicista, esportivista, tradicional);

 O envolvimento da Educação Física é com o desenvolvimento da criança, com o ato de aprender, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores;

 Procura garantir a formação integral do aluno

 Valorização do conhecimento de origem psicológica.

 Autor: Jean Le Bouch (francês)

 Defende uma ação educativa que deva ocorrer a partir dos movimentos espontâneos da criança e das atitudes corporais.

 Refere-se à formação de base indispensável a toda criança;

 Dupla finalidade: assegura o desenvolvimento funcional, tendo em conta possibilidades da criança ajudar sua afetividade e expandir-se e a equilibrar-se, por meio do intercâmbio com o ambiente humano.

 Perspectiva renovadora: proposição de um modelo pedagógico fundamentado na interdependência do desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo dos indivíduos.

 Valoriza o processo de aprendizagem e não mais a execução de um gesto técnico isolado.

 Professor se sentir com responsabilidades escolares e pedagógicas.


DESENVOLVIMENTISTA

OBJETIVO: Oferecer ao aluno condições de desenvolver seu comportamento motor através da diversidade e complexidade de movimentos.

 Dirigida para crianças de 4 a 14 anos;

 Busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, uma fundamentação para a Educação Física escolar.

 Privilegia a aprendizagem do movimento embora possa estar ocorrendo outras aprendizagens em decorrência das habilidades motoras. O desenvolvimento cognitivo (alfabetização e pensamento lógico-matemático, por exemplo) pode ocorrer como sub-produto não sendo objetivo prioritário.

 O movimento é o principal meio e fim da Educação Física.

 Uma aula de Educação Física deve privilegiar a aprendizagem do movimento.

 Proporcionar ao aluno condições para que seu comportamento motor seja desenvolvido, oferecendo experiências de movimento adequadas às faixas etárias.

 Utiliza-se da classificação dos movimentos (fetais, espontâneos e reflexos, rudimentares e fundamentais, até a combinação dos movimentos fundamentais e culturalmente determinados)

 Os conteúdos devem seguir uma ordem de habilidades básicas (locomotoras, manipulativas e estabilizadoras) e as específicas (influenciadas pela cultura do esporte, do jogo, da dança e das atividades industriais).

 O professor deve observar seu aluno, no sentido de verificar em que fase eles se encontram, localizar os erros e oferecer informações relevantes para a superação dos mesmos.

Avaliação: é feita através do desempenho motor. A identificação do erro é fundamental para aquisição de habilidades de acordo com as etapas de aquisição de habilidades motoras básicas.

Crítica: pouca importância dada à influência do contexto sociocultural sobre a aquisição de habilidades motoras.


CONSTRUTIVISTA-INTERACIONISTA

Objetivo: O aluno construir seu conhecimento a partir da interação com o meio, resolvendo problemas. Construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo.

 Se opõe ao mecanicismo.

 - O movimento é utilizado como meio para atingir domínios cognitivos.

 - Respeita as experiências vividas pelos alunos e as diferenças individuais.

 - Resgata a cultura de brincadeiras e jogos propostas pelos alunos.

 - O jogo é considerado o principal modo de ensinar, é um instrumento pedagógico, um meio de ensino.

 Aspectos dos trabalhos de Vygotsky e Jean Piaget.
Críticas principais:
 - A educação física poderia servir de base para outras disciplinas perdendo sua identidade própria;
 - Conteúdos podem não ter relação com a prática do movimento em si

Avaliação: enfatiza a auto-avaliação


CRÍTICO-SUPERADORA

Objetivo: Baseado na justiça social. Valoriza a questão da contextualização dos fatos e do resgate histórico.

 É um projeto político-pedagógico: Político porque encaminha propostas de intervenção em determinada direção. Pedagógico porque possibilita uma reflexão sobre a ação dos homens na realidade.

 Se opõe ao mecanicismo.

 Nesta concepção deve-se transmitir os conteúdos simultaneamente.

 Os mesmos conteúdos devem ser trabalhados ao longo das séries, aprofundando-se a cada ano, porém sem a visão de pré-requisitos.

Avaliação:
 Critica a avaliação por estimular uma discriminação aos interesses da classe trabalhadora. A avaliação segundo esta proposta apenas tem atendido as normas legais selecionando alunos para apresentações e competições.

Principais críticas:
 - Falta de propostas práticas.
 - Leva os objetivos da Educação física para níveis abstratos, deixando a atividade motora em terceiro plano.
 - Não interpreta o ser humano na sua individualidade e subjetividade mas sim por classes (Classe dominante x Classe trabalhadora).
 - Discurso superado.


CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA

Objetivo: promover condições para que a estrutura autoritária dos processos institucionalizados da sociedade, que forma falsas convicções, falsos interesses e desejos, sejam suspensas e o ensino encaminhado para uma emancipação, possibilitada pelo uso da linguagem, que tem importante papel no agir comunicativo.

 Processo de ensino e aprendizagem limitado pelos condicionantes capitalistas e classistas.

 Valoriza a compreensão crítica do mundo, da sociedade e de suas relações.

 Se propõe a aumentar os graus de liberdade do raciocínio crítico e autônomo dos alunos.

 O professor confronta o aluno com a realidade de ensino, que expressa um processo de questionamento e libertação de condições limitantes e coercitivas impostas pelo sistema social.

 Contextualização dos temas compreendidos pela Cultura corporal: jogo, esporte, ginástica, dança e capoeira.
 Transcendência de limites – seqüência de ensino: encenação, problematização, ampliação e reconstrução coletiva do conhecimento.

 Representante no Brasil: Elonor Kunz.



SAÚDE RENOVADA

Objetivo: informar, mudar atitudes e promover a prática sistemática de exercícios.

 Incorporação do princípio da não-exclusão – aulas com atividades não excludentes.

 Favorecer a autonomia no gerenciamento da Aptidão Física.

Temáticas sugeridas:

Cultura corporal: reconhecer e valorizar as diferenças de desempenho, linguagem e expressão, autonomia na elaboração de atividades corporais, capacidade para discutir e modificar regras com o intuito de promoção e manutenção da saúde

Aptidão física: propiciar a elaboração de conhecimentos sobre atividade física para o bem-estar e a saúde; estimular atitudes positivas em relação aos exercícios físicos, proporcionar oportunidades para a escolha e práticas regular de atividade física.

Avaliação: testes de aptidão física, enfatizando o processo e requisitando aos alunos uma auto-avaliação


PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Objetivos: construção crítica da cidadania, promoção do princípio da inclusão, com inserção e integração dos alunos à Cultura Corporal do Movimento. Promover os princípios de igualdade e pluralidade

 Indicam uma possibilidade de aproximação entre as abordagens já propostas.

 Proposta curricular, não obrigatória.

 Abordagem cidadã: preocupação com o pleno exercício da cidadania.

 Aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos.

Críticas: documento do ensino médio relaciona-se com uma tendência tecnicista e utilitária.

Avaliação: processo para favorecer a autonomia dos alunos de forma crítica em relação ao próprio processo de ensino e aprendizagem ao qual estão submetidos.

Considerações Finais

Costuma-se associar a escola com uma instituição onde se preparam os jovens para o mundo. Nesse sentido, caberia uma questão:

Qual o tipo de preparação que a escola oferece a esses jovens para enfrentamento do mundo?

Três possibilidades:

 Uma preparação que resolva os problemas que a sociedade apresenta no âmbito escolar, tentando impedir que tais problemas interfiram na vida escolar;

 Uma preparação que reproduza os problemas que a sociedade apresenta no âmbito escolar, tentando adaptar a vida cotidiana ao modo de organização escolar;

 Uma preparação que supere os problemas que a sociedade apresenta no âmbito escolar, tentando transformar essa mesma sociedade e os problemas por ela apresentados a partir da Educação Básica.



Referência Bibliográfica

DARIDO, Suraya; SANCHES NETO, Luiz. O Contexto da Educação Física na Escola. IN: DARIDO, Suraya; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na Escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2005.

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa esta materia ,estou no 5º semsestre de pedagogia e me ajudou bastante esta materia .

BRENDA RAQUEL FARIAS disse...

Estou no final do primeiro periodo e me ajudou bastante.

Ieda Maria Sousa disse...

Muito bom esse resumo das abordagens.

Rūkasu Fereira disse...

Bem didático esse resumo. Me ajudou muito!

Charles Alves disse...

Ótimo! Grande ajuda.

Unknown disse...

Bem explicada,gostei,não esqueço mais as 7 abordagens pedagogicas que foram escritas aqui e suas caracteristicas🖒

PLANO DE AULA EDUCAÇÃO FÍSICA disse...

Parabéns bom trabalho