quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PREPARAÇÃO FÍSICA E FORTALEZA MENTAL


Seguramente encontraremos em muitos livros definições do que é a Preparação Física, o Treinamento Desportivo em geral, mas é muito difícil poder definir numa simples frase algo tão importante para a obtenção do objetivo final do desportista do alto rendimento: GANHAR.

Na atualidade do Esporte de Elite, em todas as etapas (desde as infantis até as de veteranos), a importância da Preparação Física é inegável. Uma definição muito simples seria: "Retardar a aparição da fadiga"

Treinar as condições físicas e técnicas é muito fácil para qualquer Profissional capacitado na área das Ciências do Esporte, mas retardar a aparição da Fadiga Psicológica é muito mais complexo.
E nós nos perguntamos, Por que falamos de Preparação física e fadiga mental? Porque a Dureza Mental esta DIRETAMENTE RELACIONADA com o Treinamento da VONTADE, a SUPERAÇÃO DE SITUAÇÕES ESTRESSANTES, sentir e superar o ABORRECIMENTO que implica a repetição de exercícios que muitas vezes o desportista pensa "não ter sentido", VENCER A SI MESMO em todos e em cada um dos treinamentos. Uma das atividades mais úteis para se alcançar esta meta é o Treinamento Físico ou Preparação Física.
A função de Preparador Físico, que sempre deve ser exercida por um Professor formado em Educação Física, é a do amigo que exige mais do que pode dar o atleta, saber onde está o limite de suas possibilidades, alentá-lo nos momentos difíceis durante o período pré-competitivo, descobrir os pontos débeis e transmiti-los ao Corpo Médico, especialmente ao Psicólogo, e ao Técnico, programar sessões de treinos exaustivas para que supere momentos de “incomodo” durante o desenvolvimento da competição.

Como exemplo vou citar um pequeno plano de exercícios que aplico a um desportista que chega pela primeira vez para treinar comigo: "Deverás trotar, só, 3 vezes por semana 20 ou 30 minutos e anotar qual distância percorres" ou " como
aquecimento deverás fazer 300 deslocamentos laterais de 9 metros(no caso dos jogadores de Tênis, Badminton ou Squash)".

Muitos contestam “Ufa” isto é muito chato, não há outra coisa para fazer", a minoria o faz sem queixar-se e ao finalizar perguntam qual é a tarefa seguinte.

A DISCIPLINA do treinamento físico leva-nos a obter a DISCIPLINA MENTAL (CONCENTRAÇÃO), e assim poder superar cada um dos instantes de sucesso e de fracasso (que são muitos e variados) em todos e em cada uma das participações durante toda a carreira do competidor de alto rendimento.

A RELAÇÃO DE DESPORTISTAS QUE CHEGAM AO TOPO E OS QUE ABANDONAM NO CAMINHO OU PERDEM SEMPRE É A MESMA QUE, ENTRE OS QUE NÃO SE QUEIXAM E OS QUE PROTESTAM E SEMPRE TEM DESCULPAS.

Considerar o treinamento físico como um fator muito importante, não significa esquecer dos fatores técnicos e táticos inerentes a cada esporte.

O domínio das diferentes técnicas especificas e o manejo das considerações táticas, postas em ação à máxima velocidade possível e com o máximo de eficácia, é o princípio elementar dos objetivos de um Grupo interdisciplinar (Comissão Técnica, Médico, Psicológico, de Avaliação), no momento de confeccionar o Planejamento.
Na Equipe Interdisciplinar todos seus integrantes devem estar capacitados para desenvolver suas funções com excelência e, também, conhecer os aspectos mais importantes das outras áreas para poder, em certos e determinados momentos onde não esteja o especialista, poder resolver com eficácia os problemas. Exemplos: O jogador A) esta em sessão de preparação física e se sente débil ou cansado. O "Prof." deve conhecer os suplementos vitamínicos e de minerais que o mesmo precisa.
O jogador B) comenta ao Diretor Técnico que não pôde dormir a noite inteira. Aconselha-lhe Não treinar para evitar lesões por fadiga.
Ante qualquer consulta sobre alimentação além do nutricionista, todos devem conhecer o plano semanal, as cargas de trabalho e ter um mesmo discurso nutricional para os integrantes da equipe.
FATORES A TER EM CONTA
Planejamento Geral: Determinar mecanismos fisiológicos relacionados ao esporte em si, diferentes períodos da temporada (Pré-temporada, pré-competição, competição propriamente dita, pós-competição); Objetivos do desportista ou da equipe; quantidade de dias de treinamento semanal; etc.
Avaliação ou diagnostico prévio: Estado real no momento do início da gestão.
Tipos de avaliações: Cineantropométricas, Fisiológicas, Biomecânicas, de Campo, Psicológicas.
Planejamento específico: Confecciona-se de acordo com a avaliação INDIVIDUAL, coincidindo com os objetivos de cada período.
Reavaliações periódicas: Em geral são feitas a cada trinta e/ou cinqüenta dias de intervalo e são de suma importância para otimizar os níveis de rendimento.
As mais freqüentes são as de campo. Alguns treinadores as realizam semanalmente e excepcionalmente com uma freqüência diária.
Nos esportes coletivos podem ser utilizados também, como controle os resultados das partidas.
As de Laboratório e as psicológicas, respeitam a freqüência média e as de biomecânica se realizam de acordo às necessidades, correções e avanços de cada atleta.
Correções permanentes (do planejamento): Microciclo. Tendo como referencia as avaliações periódicas, a performance em competições, as considerações da equipe interdisciplinar, avaliações subjetivas do treinador, a dinâmica do grupo (aspectos sociais).
Qualquer pessoa que deseje começar a percorrer o caminho difícil do Alto Rendimento deve saber que o treinamento é ANGÚSTIA, TENSÃO E DOR.
Superar esta barreira é estar perto do objetivo final: GANHAR
Aquele que consegue superar os momentos difíceis nas diferentes etapas do treinamento para chegar no nível mais alto e não triunfa desportivamente por falta de capacidade técnica individual, mas que entendeu as vantagens do Treinamento Físico, seguramente na Vida estará preparado para conseguir SEU MAIS ALTO RENDIMENTO, não só no estritamente físico, mas no social, trabalhista, mental e espiritual, pois o Esporte é FORMADOR DE SERES INTEGRAIS, preparados para VENCER todos os embates da vida diária.
O que pratica ou praticou algum esporte de forma organizada, seguramente teve a sensação de saber que sempre SE PODE um pouco MAIS.

Nenhum comentário: