quinta-feira, 20 de maio de 2010
Fundamentos do futebol
TÉCNICA: Forma biomecânica ideal de se executar um movimento
FUNDAMENTOS ESPORTIVOS: São os gestos técnicos de um determinado esporte que em conjunto, permitem á sua prática.
ENSINO DE APRENDIZAGEM
Grupo Iniciante
1- RECEPÇÃO
2- PASSE
3- CONDUÇÃO
1- Montar as aulas ou treinos da maneira mais simples para a mais complexa
2 - Execução + Repetição + Correção
3 - Bilateralidade
4 - Visão Periférica
5 - Movimento
TRAJETÓRIA DA BOLA: Em relação ao solo
Rasteira Meia - Altura
PARARELA PARABÓLICA
Meia-Altura Alta
RECEPÇÃO - Interceptar a bola, amortecê-la e mantê-la sob o seu domínio (raio de ação).
TRAJETÓRIA EXECUÇÃO
1- RASTEIRA: PÉ Interna
Externa
Dorso
Planta
Ponta
Calcanhar
2- MEIA-ALTURA: PÉ Dorso
Interna
Lateral
COXA Frontal
Interna
ABDÔMEN
3- ALTAS TÓRAX (PEITO)
CABEÇA (FRONTAL)
PROCESSO PEDAGÓGICO DA RECEPÇÃO DE BOLA:
a)Ensinar que se deve relaxar a parte do corpo que fará o contato com a bola
b)Ensinar que se deve manter a bola perto de si, para dar seqüência ao jogo, seja passando, chutando, driblando e conduzindo.
c)Ensinar que se deve adequar o corpo à trajetória da bola, isto é, não é adequado receber com peito uma bola que vem á meia-altura, nem recepcionar com a coxa uma bola que vem alta.
d) Levar a criança a dominar com todas as partes do corpo possíveis.
e) Diversificar os pesos e tamanhos de bolas, de acordo com a possibilidade da criança.
PASSE: Ação e/ou Intenção de enviar a bola para um companheiro.
QUANTO A SUA TRAJETÓRIA:
Rasteiro Meia- Altura
PARALELO PARABÓLICO
Meia-Altura Alto
QUANTO Á POSIÇÃO EM RELAÇÃO ÀS LINHAS LATERAIS:
PARALELO
LATERAL (PERPENDICULAR)
DIAGONAL
QUANTO A DISTÂNCIA:
CURTO ( < 4m )
FUTSAL MÉDIO ( 4 à 10m )
LONGO ( > 10m )
CURTO ( < 10m )
FUTEBOL DE CAMPO: MÉDIO ( 10 à 20m )
LONGO ( > 20m )
QUANTO À EXECUÇÃO OS ELEMENTOS DO PASSE:
PÉ
1- INTERNA
2- DORSO
3- PLANTAR
4- PONTA OU BICO
5- CALCANHAR
6- LATERAL
MÃO
1- GOLEIRO
2- ALA FUTSAL ( LATERAL FUTEBOL DE CAMPO)
CABEÇA
TORÁX
COXA
OMBRO
PROCESSO PEDAGÓGICO DO PASSE:
a) Orientar a criança a olhar para quem ou onde se quer passar.
b) Imprimir a bola uma força adequada.
c) Se o objetivo for ensinar o passe com a parte interna do pé ou o passe parabólico, orientar, quando a atividade for com a bola parada, a direcionar a ponta do pé de apoio para onde se passará. Com a bola em movimento, isto não é possível.
d) Passar para companheiros diferentes.
e)Utilizar diferentes faces do pé e do corpo.
f) Variação das distâncias
g) Passar a bola dando trajetórias distintas
h) Introduzir o conceito que o passe permite que todos participem do jogo
i) Introduzir o conceito de que o passe é mais rápido que a condução de bola
j) Introduzir o conceito de que a equipe que passa bem a bola obterá êxito.
CONDUÇÃO: Ação dê deslocar-se mantendo a posse da bola
PROTEÇÃO: Ação de evitar que o adversário se apodere da bola estando esta sob seu domínio.
OBS: Regra básica – A bola deve estar sempre próxima ao condutor, com o mesmo fazendo a proteção.
QUANTO Á EXECUÇÃO DA CONDUÇÃO DE BOLA:
PÉ
1- DORSO
2- INTERNA
3- PLANTAR
PROCESSO PEDAGÓGICO DA CONDUÇÃO DE BOLA:
a)Ensinar que a bola é mais empurrada do que batida, isto é, toca-se levemente a bola e várias vezes
b) Ensinar que se deve manter a bola próxima ao corpo, a fim que o adversário não a recupere
c) Ensinar que a bola fica a frente de quem a conduz
d)Ensinar que se deve visualizar o espaço a frente, portanto deve-se levantar a cabeça na condução da bola.
e) Utilizar bolas maiores ou mais pesadas ou que não saltem. A bola de futsal é adequada. Introduzir progressivamente outras bolas que exijam mais do aluno.
f) Levar a criança a conduzir a bola com diferentes faces do pé, de diferentes formas e em diferentes trajetórias.
Fundamentos Drible, Finta e Desarme
Conceitos:
Drible: Ação individual exercida com a posse de bola, visando ludibriar um oponente, tentando ultrapassá-lo. FERREIRA, Ricardo Lucena. Futsal e a iniciação. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.
Finta: Ação individual exercida estando sem a posse de bola, visando desequilibrar e deslocar o adversário, saindo desta forma, de sua marcação.
Desarme: Ação individual realizada com o objetivo de retirar a bola do adversário ou impedir que haja progressão pelo espaço de jogo.
Pontos a serem observados:
Para um maior sucesso no drible, é muito importante que o driblador mantenha a bola próxima de seu corpo.
Buscar aplicar o drible no momento que o marcador retirar o pé do solo, dessa forma ele não terá tempo de reação.
Quanto mais baixo estiver o centro de gravidade do corpo, maior será o equilíbrio.
A execução da finta busca sair da marcação abrindo espaços para receber a bola com mais liberdade.
Utilizar gestos corporais, tais como: movimentações assimétricas, giros e gingas (fingir que sai por um lado e sai pelo outro).
Buscar o desarme quando estiver equilibrado para realização da ação.
É importante que o marcador mantenha uma postura corporal adequada, isto é, as pernas devem estar um pouco flexionadas, a fim de facilitar a ação.
Fundamento: Finalização/Chute a Gol
É a habilidade que busca fazer com que a bola entre na meta adversária, utilizando qualquer parte do corpo, desde que não infrinja a regra.
Trata-se da habilidade mais decisiva. Não importa se a finalização é feita com um cabeceio, um chute, de peito ou barriga; caso consiga marcar o gol, ela é considerada um fundamento bem sucedido. FREIRE, João Batista. Pedagogia do Futebol. Rio de
Em relação à trajetória:
Rasteiro, meia altura e alto.
Em relação à execução:
Dorso, parte interna e externa, voleio e bico.
Pontos a serem observados: Posição do pé de apoio; Posição do pé que toca a bola; Equilíbrio do corpo, estático e dinâmico; Força que aplica ao movimento; Velocidade de chute;
Atividades Propostas: Finalizações com a bola parada e em movimento. Com a bola vindo de diversas direções.
Chutes de bico, dorso, interno e externo e voleio e com diversas distâncias: curta, média e longa.
Para alunos mais novos e os que apresentam dificuldades nesse fundamento, recomenda-se, iniciar o trabalho com a bola parada.
Cabeceio
O cabeceio é uma importante qualidade técnica, tanto para passar a bola como para defender ou para marcar um gol. A bola hoje utilizada facilita mais o jogo de cabeça do que a algum tempo atrás onde o cabeceio não era uma técnica muito usada. Hoje podemos notar que muitas equipes adotam algumas jogadas com bolas altas utilizando o cabeceio.
Quanto à execução:
Parado, em movimento ou correndo, ou da mesma forma que pode ser dirigido para várias direções: pra frente (testa); para os lados, para cima (vale lembrar que o choque da bola com esta região da cabeça é bastante dolorido) e pra baixo.
Testa: Na parte frontal da cabeça onde o impacto é mais potente, com maior precisão.
Olhos: Devem ser mantidos abertos, inclusive para perceber como vem à bola e para onde vai enviá-la.
Boca: Permanece fechada.
Quanto à melhora na execução:
A fim de aumentar mais a potência da cabeçada, o tronco deve ser arqueado para trás e levado para frente num movimento rápido e vigoroso, mantendo a musculatura do pescoço contraída, mas com possibilidade para o movimento.
O cabeceio pode ser ofensivo, quando utilizado para servir um companheiro em condições de finalizar ou para direcionar a bola em direção ao gol; O cabeceio defensivo, quando utilizado para interromper uma jogada do adversário.
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2 comentários:
eaeee fmz malucotes?e vc q fez o site valeu brother ^^
muito bom me ajudou bestante
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