segunda-feira, 12 de julho de 2010

Sistemas ofensivos no basquete - Introdução

Começamos hoje uma série especial de artigos sobre sistemas ofensivos do basquete. Esses artigos foram tirados do blogg sobre basquete Jumper Brasil.

Neste especial, trabalharemos as várias formas de táticas presentes no basquete, num primeiro momento as formas de ataque, e depois série sobre as defesas.


Começaremos com esta introdução, dividindo os sistemas ofensivos em espécies, trazendo um artigo para cada espécie nos próximos capítulos, detalhando dentro deles os diferentes sistemas ofensivos.

Pelo fato de o basquete ser esporte tradicionalmente americano, trabalharemos com o nome dos esquemas táticos em inglês, para facilitar o entrosamento de informações que vamos oferecer.

A seguir, a introdução sobre as "espécies" de esquemas táticos. A divisão mais tradicional na dogmática do basquete é entre "Patterned Offenses (ou Continuity Offenses)" e "Motion Offenses". Aqui, para efeito didático, trabalharemos com estas divisões e com sub-divisões. Dividiremos as Patterned Offenses em "Patterned", propriamente dita, e "Set Offenses", enquanto que com a Motion trabalharemos dividida em "Motion" e "Zone Offenses". Também examinaremos sistemas específicos, com sua própria complexidade, como o Triângulo Ofensivo utilizado por Phil Jackson e a Princeton Offense, largamente utilizada, além do sistema de "Run and Gun" de Don Nelson e o "7 seconds or less" de Mike D"Antoni.

Ao final, faremos uma análise sobre qual esquema ofensivo cada time usa atualmente na NBA.


Patterned Offenses: "Ataque com um padrão", na tradução literal. Significa um esquema tático em que os jogadores fazem uma série de movimentações, que podem incluir meras trocas de lugar, corta-luz, rotação ofensiva, troca de posições para explorar mismatches, enfim, várias movimentações.

Este tipo de sistema ofensivo não possui uma jogada definida para finalizar, busca apenas criar erros na defesa, para serem explorados pelos jogadores, que devem ter boa leitura do jogo. É importante notar que o padrão fica sendo repetido várias vezes. Quando acaba a movimentação e não existe opção de finalização, a movimentação-padrão deve ser repetido.

Aqui, estudaremos mais a fundo a Flex e a Shuffle, dois sitemas amplamente utilizados em todos os níveis.


Set Offenses: "Ataque configurado, posto", se traduzido livremente. Aqui, também existem movimentações a serem combinadas, mas permite pouca ou nenhuma mobilidade de posições. Cada jogador tem seu papel dentro do esquema ofensivo.


Também, comumente aqui a jogada tem um ponto de definição pré-arranjado, e se não é possível definir a jogada quando chega a hora, ela é abandonada e outra estratégia é adotada.

Motion Offense: A palavra "Motion", em inglês, significa movimento. E é exatamente isso que acontece. Ela também busca movimentação a todo instante para tentar quebrar a defesa, como no sistema Patterned. No entanto, ela não possui movimentações pré-estabelecidas.

Permite ao jogador explorar as opções que a defesa lhe dá, e fazer a leitura do que é melhor para fazer. Funciona sobre três princípios básicos: "Passe e corta-luz ao contrário", "Corta-luz no fundo" e "Corta-luz sem a bola".

É um sistema muito amplo, que pode inclusive ter uma Patterned ou uma Set dentro dela em alguns momentos. É, provavelmente, o sistema mais usado no mundo todo em todos os níveis de competição. Os três princípios serão explicados no momento de analisarmos este sistema em seu artigo próprio.

Zone Offense: Todos os esquemas analisados até aqui funcionam muito melhor contra defesas homem-a-homem. Esta aqui explora as fraquezas de uma defesa por zona.

As opções são poucas. Uma Zone Offense vai tentar, basicamente, tentar conseguir um arremesso em boa posição, visto que a Defesa por Zona deixa espaços para isso, ou então tentar quebrar a zona, movimentando vários jogadores para um só lado, isolando um jogador do outro, para tentar atrair a defesa e deixá-lo no homem-a-homem, ou então tentar uma situação de Pick And Roll, deixando dois jogadores isolados com os outros atuando como chamariz.

Estas são as espécies de sistema ofensivo que iremos tratar. Cada uma terá seu artigo próprio, além do Triângulo e da Princeton, que serão tratados apartados também. Este artigo de introdução será atualizado com o link para cada artigo novo, conforme forem sendo escritos.

9 comentários:

Anônimo disse...

isso é uma merda

Anônimo disse...

nãõ comsequiu eu tanbem não

Anônimo disse...

fonte imcompleta

Anônimo disse...

Esse site é uma bosta essa desgraça puta ke paril brincadeira isoo ta gozanu na minha cara?

Anônimo disse...

Analfabetos logo acima!!!

Anônimo disse...

esse sait nao mostra sistema defensivo ele ta encompleto

Anônimo disse...

Uma Poha de sait...
eu quero sistemas!!!!
e sexo!!! zoeira!!

Anônimo disse...

vcs que estão xingando vai ora a Deus e pede pra ele abençoar a vida de vcs beijos

Anônimo disse...

bem isso 3 bechos baby`s