Há preocupação atual com a participação de crianças em modalidades
esportivas, então, se faz necessário orientar os pais com relação a
esse assunto. Pois bem, se você tem filhos com idade de até 12 anos, e,
ele já está levando a prática esportiva com seriedade é melhor ter
cuidado. De acordo com pesquisadores no que se refere à aprendizagem
motora, a modalidade esportiva, por competição ou na fase do
treinamento, não combina com crianças na faixa etária de até 12 anos,
pois, o risco de lesões neste período é maior pelo fato do corpo dessas
crianças estar em desenvolvimento.
Nahas 2001, salienta que na Educação Física tem-se observado que o
maior problema é estabelecer prioridades educacionais para cada faixa
etária ou série, de acordo com as características e necessidades de
cada nível escolar.
Sabe-se que algumas especialidades médicas, especificamente os
ortopedistas, salientam que até os cinco anos a criança não tem
controle neuropsicomotor para a prática esportiva.
Diversos autores, entre eles Gallahue (2005) relatam que a idéia nesse
período (até os 12 anos) é estimular os movimentos de forma recreativa.
Diante da afirmativa do citado autor, compreende-se que os pais, e,
principalmente os professores de Educação Física devem proporcionar às
crianças o maior número de movimentos possíveis, aumentando, assim, o
repertório motor e contribuindo para que no futuro a criança possa
praticar adequadamente qualquer modalidade esportiva. Pactua-se que a
criança que pratica esporte desenvolve a sociabilização,
relacionando-se adequadamente em grupo.
Especialistas da medicina esportiva relatam que lesões que
anteriormente atingiam somente adolescentes e adultos, atualmente já
são cada vez mais freqüentes em crianças menores de 12 anos,
especificamente dos nove aos onze anos, e, isso ocorre porque há
excesso nas práticas, bem como, sobrecarga nos exercícios.
Como professor de Educação Física compreendo que a natação é uma das
modalidades esportivas mais indicadas para que a criança inicie suas
atividades, pois não há impacto, e, desse modo, não irá provocar
lesões. Por exemplo: bebês de aproximadamente seis meses podem ser
iniciados, é claro que eles não irão nadar, mas serão estimulados a
executar diversos movimentos. Orienta-se que a duração de uma aula para
bebês deve ser em média de 30 minutos.
Não é somente a natação, há varias modalidades esportivas que podem ser
praticadas na infância, mas não devem ser competitivas e sim com a
realização de festivais, incentivando a participação e não a
competição, com pais a beira da quadra ou do campo gritando para seu
filho e querendo vencer a qualquer custo. Neste caso a competição pode
desestimular a criança para o esporte, ainda, nota-se que os festivais
evitam o esforço exagerado diminuindo o risco de lesões.
Para cada modalidade esportiva, existe a idade correta, sendo
importante na hora da escolha, diferenciar atividade de exercício
físico. A atividade pode-se compreender como qualquer movimento que
leve ao gasto de energia, sendo: executar movimentos e estimular os
músculos das mãos, dos braços, das pernas, realizando principalmente
movimentos naturais, como andar e correr, e, que tenha acima de tudo
aval dos especialistas da Educação Física; já os exercícios físicos,
são seqüências de movimentos com o objetivo de alcançar melhor
performance, seja em modalidades individuais ou coletivas.
Quem praticar adequadamente qualquer tipo de esporte ou atividade
física desde cedo, certamente estará trilhando bom caminho para uma
vida adulta saudável, sem precisar iniciar obrigatoriamente, isto é,
quando procurar um médico.
Referências
GALLAHUE, David L. Compreendendo o desenvolvimento motor – bebês,
crianças, adolescentes e adultos. 3 ed. São Paulo. Phorte Editora. 2005.
NAHAS, M. Atividade física, saúde e qualidade de vida. Londrina: Midiograf, 2001.
NAHAS, M. Atividade física, saúde e qualidade de vida. Londrina: Midiograf, 2001.
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