quarta-feira, 24 de março de 2010

Curiosidades Curiosissimas

Uma coisa Interessante que eu achei.

Ficam aprovados o símbolo, a cor e o anel de grau da Profissão de Educação Física, como segue:
- SÍMBOLO: Discóbolo - por estar baseado nos movimentos do corpo humano em ação. O Discóbolo de Myron é a mais célebre das estátuas atléticas. Segundo pesquisa: "...o corpo revela um cuidadoso estudo de todos os movimentos musculares, tendões e ossos que fazem parte da ação; as pernas, os braços e o tronco inclinam-se para imprimir maior impulso ao golpe; o rosto não parece contorcido pelo esforço, mas calmo e confiante na vitória".

- Pedra de cor verde. A cor verde é atribuída aos cursos da área da Saúde e significa esperança, força, longevidade e imortalidade. Demonstra adaptação ao ambiente e a capacidade do contato. Também conhecida como a cor do conhecimento.
Anel de Grau: deverá ser de ouro, ter uma pedra central de cor verde e o símbolo (Discóbolo) nas laterais.

Basquete de cadeira de rodas

O Basquete para cadeirantes não tem uma história romântica que começou com a cesta de pêssegos do Sr.Naismith. Assim como a história da maioria dos atletas, começou com algo trágico que conseguiu, depois, se transformar em algo bom.




No fim dos românticos anos 30, alguns caras estavam insatisfeitos com o tamanho da linha imaginária que eles chamavam de Alemanha e então decidiram aumentá-la invadindo outra linha imaginária. Então, simplesmente assim, começou a Segunda Guerra Mundial , onde inúmeros países e pessoas entraram em combate, muitos morreram e outros ficaram debilitados. Perderam perna, pé, tomaram tiro nas costas, enfim, no fim das contas estavam na mesma situação, em uma cadeira de rodas.



Muitos destes eram americanos e como bons americanos, queriam jogar basquete. Foi então que em meados dos anos 40 foi disputada a primeira partida de basquete em cadeiras de roda, nos Estados Unidos.



Porém, a coisa começou a tomar forma mais complexa na Inglaterra, também com veteranos de guerra, quando o neurologista alemão Ludwig Guttmann (sim, o nome cai na prova!) começou a adaptar para cadeirantes esportes já existentes, no hospital de Stoke Mandeville. Então, em 1947 foi realizado o primeiro Stoke Mandeville Wheelchair Games, os primeiros jogos esportivos para cadeirantes, que contou com 26 participantes (quase uma China!) e com 4 esportes. Mas aos poucos os Jogos foram crescendo, em 1952 foi incluido o netball, um jogo muito esquisito que lembra basquete e em 1956 finalmente foi adicionado o basquete sobre rodas, o primeiro torneio oficial de basquete para cadeirantes.



A Federação Internacional dos Jogos Stoke Mandeville eram a principal federação internacional de esportes adaptados e em 1973, com o basquete crescendo no mundo todo, criaram uma sub-seção com a função de cuidar especificamente do basquete. No Brasil, por exemplo, o esporte chegou rapidinho, já na década de 50, segundo as informações que o assistente técnico da seleção masculina, o Sileno, nos passou.



Em 1989 essa sub-seção recebeu o nome que tem hoje, International Wheelchair Basketball Federation, ou IWBF, que hoje é uma entidade enorme dividida em IWBF Americas, IWBF Europa, IWBF Africa e IWBF Asia/Oceania. Não é um nome tão sonoro quanto "FIBA" mas o princípio é o mesmo, com muitos países fazendo parte, 82 no total, muita burocracia, eleição para novos presidentes a cada 4 anos e congressos com palestras que, por serem palestras, devem dar sono.



O primeiro campeonato mundial foi em 1973 na Bélgica e só tinha países europeus participando. Eu sei, é ridículo não se chamar "Campeonato Europeu", mas é como os americanos que se chamam de "World Champion" para cada campeonato caseiro que disputam. Se o título mundial do Corinthians já dá polêmica, imagina chamar de campeão mundial a cada vez que ganhamos o Paulistinha! Quero nem ver.



Este primeiro campeonato foi vencido pela Inglaterra, mas não é considerado um campeonato oficial. O primeiro campeonato oficial foi vencido por Israel. O domínio americano, como no basquete tradicional, começou em 1979 em um torneio na própria terra dos ianques, eles foram depois bi-campeões em 1986, e depois em 94, 98 e 2002. Quem tirou a sequência ali em 90 foi a França, que, dizem, mesmo com rodas, não eram mais rápidos do que o Tony Parker é hoje. O Brasil nesses torneios teve como melhor posição o 9° lugar na última edição em 2006, realizada na Holanda.



Não foram os EUA que venceram em 2006, sabe quem foi? A resposta pode ser meio desconcertante, mas foi o Canadá. É, o mesmo Canadá que os americanos sempre tiram sarro porque não sabem jogar basquete, aquele mesmo Canadá que foi motivo de piada no desenho dos Simpsons, quando o Bart e o Millhouse são convidados a entrar no time de basquete do país porque eles são bons o bastante para acertar um arremesso na tabela.



Acontece que o Canadá teve uma grande sorte a seu favor. Imagine que Kobe Bryant, Chris Paul e Tyson Chandler tivessem nascidos todos no Canadá, e imagine que eles são a mesma pessoa. É o que dizem de Patrick Anderson.



O menino Pat Anderson era um típico canadense que via ursos todos os dias e sonhava em ser guarda florestal, ao mesmo tempo em que praticava seu esporte favorito, hockey. Tudo mudou quando Anderson tinha 9 anos de idade e um motorista bêbado invadiu seu pique-nique, deixando-o paralisado para toda a vida.



Não sei se foi a pancada mas isso fez o menino perceber que basquete é muito mais legal que hockey. Com um pouco de prática ele conseguiu algumas coisinhas na carreira, como duas medalhas de ouro paraolímpicas, MVP dos mundiais Junior de 97 e 2001, bronze no mundial de 98 e 8 títulos canadenses. Pra completar (e pra pegar umas menininhas porque ninguém é de ferro), ele ainda pensa em seguir carreira musical.



Eu não comparei ele com Kobe, Paul e Chandler à toa. Mas é que segundo um texto de Bruce Enns, técnico na Alemanha, Patrick Anderson é o melhor pontuador, passador e reboteiro do basquete paraolímpico nos dias de hoje.

Se você quer conhecê-lo melhor, o YouTube não é uma boa, quase não tem vídeos dele por lá, uma pena, mas você pode conhecer sua personalidade lendo seu blog, é só clicar AQUI.



Lá ele conta que chegou em Pequim no dia da final do basquete entre Espanha e EUA e que não conseguiu ver nada. No primeiro tempo ele estava no avião e no segundo tempo dentro do ônibus. Ele ficou bravo e eu também ficaria. Depois ele fala sobre como o time canadense está mais velho e não é mais o mesmo que foi bi-campeão olímpico em 2000 e 2004. Leitura bem interessante, se alguém quiser podemos até traduzir uns trechos como fizemos com o blog do Gilbert Arenas há algum tempo. Só não esperem aquelas histórias malucas do armador do Wizards porque o Pat Anderson parece ter um pouco de bom senso.



Se você ficava acordado para ver Kobe e cia. pelos EUA nas Olimpíadas, agora tem o Patrick Anderson para assistir, além da seleção brasileira, claro! Aproveite todas as chances de ver um time masculino do Brasil jogando basquete em Olimpíada! E da seleção brasileira falaremos mais no decorrer da semana, conheceremos os jogadores, treinadores, mecânico (é, há um mecânico!) e os desafios do forte grupo que o Brasil pegou.

Vou colocar depois alguns videos aqui.

O problema é que a maioria dos vídeos é em inglês, mas acho que já são de grande ajuda. Se alguém aí ainda tropeça na língua do Pat Anderson (e do Shakespeare também, eu sei) é só dar um toque nos comentários que a gente ajuda.



Ali em baixo um vídeo explicando melhor a regra dos dribles, que é única coisa diferente do basquete tradicional nas regras , que é um texto essencial para entender as regras do jogo. Infelizmente o autor do vídeo não deixa colocar o player na página, mas é só clicar no link e assistir no YouTube.



O Drible no basquete sobre rodas.


No vídeo aqui em baixo, uma propaganda da Nike sobre pessoas que dão desculpas, eu me identifiquei com o vídeo pra falar a verdade, adorava não fazer as coisas e dar desculpas esfarrapadas, mas hoje em dia prefiro não fazer e dizer que sou um monte de carne preguiçoso mesmo:

sexta-feira, 19 de março de 2010

REUNIÃO DA COMISSÃO DE ESPORTES E AUDIÊNCIA PÚBLICA

Caro Esportista,






Consoante a programação da Comissão de Esporte e Turismo da Assembleia Legislativa, teremos no dia 24 de março, às 12:00 horas, no Plenário Tiradentes, uma reunião ordinária que contará com a presença da MAGIC PAULA, para uma palestra sobre "Centro Olímpico e Implantação da Rede Olímpica".



Em seguida, no Auditório Franco Montoro, haverá uma Audiência Pública para debater o horário dos jogos de futebol no período noturno, com o convite em anexo.



Saudações Esportistas





Walter

Assessor de Esporte

domingo, 14 de março de 2010

Gonorréia


Gonorréia é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela Neisseria gonorrhoeae, uma bactéria que cresce e multiplica-se facilmente em áreas quentes e úmidas.
Entre os homens -> levam em média dois (02) a quatro (04) dias para aparecer, podendo chegar em até 30 dias, após o surgimento da infecção. Os sintomas são desde secreções até ardências ao urinar, ou uma descamação amarela ou verde no pênis. Algumas vezes homens com gonorréia ficam com testículos doloridos. 


 
Nas mulheres  os sintomas da gonorréia são geralmente moderados, porém a maioria das infectadas não apresenta sintomas. Os sinais e sintomas iniciais incluem sensação de queimação ao urinar e aumento do escoamento vaginal ou sangramento vaginal entre os períodos menstruais. Mulheres com gonorréia sofrem o risco de desenvolver complicações sérias independentemente da presença ou severidade dos sintomas. 

Asua transmissão faz-se essencialmente através do contacto sexual com um indivíduo infectado, independentemente da natureza do relacionamento (hetero ou homossexual). Para além do contágio por via sexual a infecção pode transmitir-se por auto inoculação (passagem da infecção de um local para outro do corpo feita pelo próprio), ou da mãe para o filho no momento do parto se a grávida está afectada pela doença. A gonorreia é uma infecção que pode atingir todas as mucosas que entrem em contacto com o gonorrneal; assim, podem ser infectados os genitais, a pele, os olhos, a garganta, as articulações, o coração e sistema nervoso. Os sintomas presentes dependem dos órgãos afectados, o que varia com o tipo de contacto sexual que causou a infecção (coito, sexo oral ou sexo anal) ou se há disseminação do gonorrneal através do sangue. Como para as outras doenças sexualmente transmissíveis, a prevenção da gonorreia reside na adopção de comportamentos sexuais seguros, evitando múltiplos parceiros sexuais e usando o preservativo sempre que se pratica sexo, em particular se não se trata de um relacionamento estável. As mulheres (em especial as que têm um dispositivo intra uterino) devem ser vigiadas regularmente para despiste de infecções silenciosas porque existe o risco de propagação da infecção às trompas e aos ovários. A prevenção da doença ocular nos recém-nascidos é feita actualmente por rotina, através da instilação de gotas nos olhos após o parto. A gonorreia actualmente é uma doença fácil de tratar e que se cura habitualmente sem deixar lesões residuais quando diagnosticada e tratada precocemente. No entanto, quando não se faz o tratamento correcto ou quando o diagnóstico é tardio, (como pode acontecer nas formas assintomáticas que atingem o colo do útero na mulher) podem surgir complicações graves como aperto da uretra no homem, infertilidade na mulher, úlceras da córnea e problemas cardíacos e neurológicos.

Nos casos de infecção retal os sintomas, tanto para homens como para mulheres, podem incluir escoamento, coceira no ânus, dor, sangramento ou evacuação dolorida. A infecção retal também pode não apresentar sintomas. Infecção na garganta pode causar dor, mas geralmente não apresenta sintomas.
O tratamento pode ser feito por meio de diversos antibióticos podendo, com sucesso, curar a gonorréia. Entretanto, variedades resistente de gonorréia estão aumentando em várias partes do mundo, tornando cada vez mais difícil o tratamento. Uma vez que muitas pessoas com gonorréia também têm clamídia, outra doença sexualmente transmissível, antibióticos para ambas são geralmente dados juntos.



Então o melhor é se prevenir.

quarta-feira, 10 de março de 2010

O que é o Nervo Ciático ??


O nervo ciático ou nervo isquiático é o principal nervo dos membros inferiores. Ele controla as articulações do quadril, joelho e tornozelo, e também os músculos posteriores da coxa e os músculos da perna e do pé.

O nervo ciático é o mais longo do corpo humano – liga o dedão do pé à região lombar –, mas a fama não vem de seu comprimento, e sim da dor causada por ele, a ciatalgia, que atinge cerca de 15% de população e pode causar muito desconforto. Como o ciático é responsável pela enervação dos membros inferiores, a dor pode ocorrer em vários lugares, porém os mais comuns são a região glútea posterior, o dedão do pé e a face lateral da coxa e da perna.

Patologia
A dor causada por compressão ou irritação do nervo ciático por um problema nas costas é chamada de ciática. As causas mais comuns de ciática incluem os problemas na região lombar: hérnia de disco, doença discal degenerativa, estenose espinhal e espondilolistese.

Ciática

A ciática é uma dor na perna devido à irritação do nervo ciático. Essa dor geralmente sente-se desde a parte posterior da coxa até à parte posterior da panturrilha, e pode se estender até aos quadris e aos pés. Para além da dor, pode haver entorpecimento e dificuldade de movimentação e controle da perna. Embora a ciática seja uma forma de dor relativamente comum, o verdadeiro significado do termo é muitas vezes mal compreendido. Ciática é a série de sintomas, e não o diagnóstico para o que está irritando o nervo e causando a dor.
Causas
A ciática é geralmente causada pela compressão da raiz do nervo na espinha lombar, se bem que também pode ocorrer devido à compressão do próprio nervo ciático.

A ciática pode ser classificada em dois tipos:

A "verdadeira ciática" – É causada pela compressão na raiz do nervo por uma hérnia de disco, engrossando e enlargando e/ou desalinhando a vértebra.
A "pseudo-ciática" – É causada pela compressão de secções mais periféricas do nervo, geralmente através de tensão de tecido mole no piriforme ou outro músculo relacionado.
Hábitos e posturas não-saudáveis, como ficar um excessivo tempo sentado ou dormir em posição fetal, juntamente com alongamento e exercício físico insuficiente das áreas miofasciais relevantes, podem ocasionar problemas vertebrais e no tecido mole associados à ciática. Outras causas da ciática incluem infecções e tumores. Ciática também pode ocorrer durante a fase tardia da gravidez, seja como resultado do útero pressionando o nervo ciático, seja secundariamente em decorrência da tensão muscular ou compressão vertebral associados ao peso extra e mudanças de postura.

Tratamento
Uma vez que várias condições podem comprimir as raízes do nervo ciático e causar ciática, as opções de tratamento geralmente diferem. O tratamento da causa por trás da compressão é geralmente a prática mais eficiente. Quando a causa é devida ao disco intravertebral lombar prolapsado ou com hérnia, pesquisas têm mostrado que, com o tratamento de suporte para aliviar a dor, em 90% dos casos há recuperação sem intervenção específica. Tratamentos como Acupuntura e Massoterapia também tem se mostrado muito eficientes para essa dolorosa afecção.