domingo, 14 de março de 2010

Gonorréia


Gonorréia é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela Neisseria gonorrhoeae, uma bactéria que cresce e multiplica-se facilmente em áreas quentes e úmidas.
Entre os homens -> levam em média dois (02) a quatro (04) dias para aparecer, podendo chegar em até 30 dias, após o surgimento da infecção. Os sintomas são desde secreções até ardências ao urinar, ou uma descamação amarela ou verde no pênis. Algumas vezes homens com gonorréia ficam com testículos doloridos. 


 
Nas mulheres  os sintomas da gonorréia são geralmente moderados, porém a maioria das infectadas não apresenta sintomas. Os sinais e sintomas iniciais incluem sensação de queimação ao urinar e aumento do escoamento vaginal ou sangramento vaginal entre os períodos menstruais. Mulheres com gonorréia sofrem o risco de desenvolver complicações sérias independentemente da presença ou severidade dos sintomas. 

Asua transmissão faz-se essencialmente através do contacto sexual com um indivíduo infectado, independentemente da natureza do relacionamento (hetero ou homossexual). Para além do contágio por via sexual a infecção pode transmitir-se por auto inoculação (passagem da infecção de um local para outro do corpo feita pelo próprio), ou da mãe para o filho no momento do parto se a grávida está afectada pela doença. A gonorreia é uma infecção que pode atingir todas as mucosas que entrem em contacto com o gonorrneal; assim, podem ser infectados os genitais, a pele, os olhos, a garganta, as articulações, o coração e sistema nervoso. Os sintomas presentes dependem dos órgãos afectados, o que varia com o tipo de contacto sexual que causou a infecção (coito, sexo oral ou sexo anal) ou se há disseminação do gonorrneal através do sangue. Como para as outras doenças sexualmente transmissíveis, a prevenção da gonorreia reside na adopção de comportamentos sexuais seguros, evitando múltiplos parceiros sexuais e usando o preservativo sempre que se pratica sexo, em particular se não se trata de um relacionamento estável. As mulheres (em especial as que têm um dispositivo intra uterino) devem ser vigiadas regularmente para despiste de infecções silenciosas porque existe o risco de propagação da infecção às trompas e aos ovários. A prevenção da doença ocular nos recém-nascidos é feita actualmente por rotina, através da instilação de gotas nos olhos após o parto. A gonorreia actualmente é uma doença fácil de tratar e que se cura habitualmente sem deixar lesões residuais quando diagnosticada e tratada precocemente. No entanto, quando não se faz o tratamento correcto ou quando o diagnóstico é tardio, (como pode acontecer nas formas assintomáticas que atingem o colo do útero na mulher) podem surgir complicações graves como aperto da uretra no homem, infertilidade na mulher, úlceras da córnea e problemas cardíacos e neurológicos.

Nos casos de infecção retal os sintomas, tanto para homens como para mulheres, podem incluir escoamento, coceira no ânus, dor, sangramento ou evacuação dolorida. A infecção retal também pode não apresentar sintomas. Infecção na garganta pode causar dor, mas geralmente não apresenta sintomas.
O tratamento pode ser feito por meio de diversos antibióticos podendo, com sucesso, curar a gonorréia. Entretanto, variedades resistente de gonorréia estão aumentando em várias partes do mundo, tornando cada vez mais difícil o tratamento. Uma vez que muitas pessoas com gonorréia também têm clamídia, outra doença sexualmente transmissível, antibióticos para ambas são geralmente dados juntos.



Então o melhor é se prevenir.

Nenhum comentário: