segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Alongamento x Flexibilidade



Flexibilidade: Amplitude máxima de movimento articular ( ADM - Amplitude De Movimento).



Alongamento: Exercício para treinamento de flexibilidade.




O alongamento é um grande aliado a saúde e bem-estar, entretanto precisamos aprender a diferenciar o alongamento de flexibilidade. O alongamento é o exercício físico, ou seja, o que é executado no momento, a atividade física. Já a flexibilidade é a valência física, que assim como a força, pode ser treinada e melhorada trazendo inúmeros benefícios.




O primeiro passo está dado, já sabemos que o alongamento é quem melhorada a flexibilidade. Existem dois tipos de alongamento, o estático e o dinâmico. O alongamento estático é aquele em que sustentamos um exercício na mesma posição por um determinado tempo, que varia de 8 segundos a até 1 minuto, o tempo mínimo apenas para relaxamento muscular, e para que haja bons resultados na melhora da flexibilidade deve ser sustentado por pelo menos 30 segundos. O alongamento dinâmico é quando se é realizado um exercício em movimento, podemos utilizar como exemplo o supino, que se executado em amplitude máxima estará trabalhando o alongamento de forma dinâmica no músculo peitoral.



Existe um mínimo de flexibilidade para a qualidade de vida, pessoas encurtadas podem sofrer muitos desconfortos durante o dia-a-dia nas mais variadas atividades. Podemos ter como exemplo durante o simples movimento de chutar uma bola, se os posteriores da coxa estiverem fracos e encurtados pode haver um estiramento muscular.



O principal sintoma de encurtamentos é a má postura. Peitorais encurtados tracionam os ombros à frente, aumentando as curvas da coluna vertebral formando uma hiper cifose torácica. Às vezes notamos que algumas pessoas não conseguem realizar exercícios como agachamento avanço, entre outros movimentos, muitas vezes a dificuldade a posição se deve ao encurtamento de algumas regiões do corpo. E assim acontecem desvios posturais em todo o corpo, sendo que quando um músculo esta fraco e encurtado outros músculos são tracionados e sobrecarregados.



Devemos estar atentos aos desvios posturais e procurar orientações de um profissional, as vantagens de alongamentos bem realizados são de grande importância para a funcionalidade do nosso corpo.



Fonte: http://www.corpoemovimento.com/2010/06/alongamento-x-flexibilidade.html#more

Nenhum comentário: