sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sites pra ajudar nas aulas de Morfologia

Pra começar o ano, achei alguns sites pra facilitar os estudos nas áreas de anatomia. São sites interativos e até divertidos.



Google Body


Como qualquer outro serviço da Google, este não poderia deixar de ter um visual caprichado e funções avançadas. Apesar dos gráficos não serem perfeitos e do fato de que poucos browsers suportam o serviço, o Google Body tem tudo para se tornar o mais completo em pouco tempo, pois ainda está em fase de testes.

Visible Body



Bastante parecido com o Google Body, porém mais completo e com gráficos melhores, o Visible Body poderia ser a melhor alternativa desta lista, se não fosse pago. A versão demo do serviço permite que os usuários naveguem apenas pelo rosto e pescoço do modelo, porém mesmo assim já impressiona.

MEDtropolis Virtual Body


Um pouco mais simples do que os outros, o MEDtropolis não possui gráficos sofisticados, e nem tem um modelo 3D do corpo humano, porém, possui algumas particularidades, como as “visitas guiadas” a alguns sistemas, que podem ser bem didáticos para professores e alunos.

eSkeletons



Um pouco diferente dos outros, o eSkeletons não posui um mapa detalhado de todos os sistemas do corpo, porém a sua função é igualmente impressionante. Com ele, é possível visualizar com detalhes muito ricos todos os ossos do corpo humano, divididos em “setores”

DirectAnatomy

Um dos mais completos serviços de navegação pelo corpo humano é o DirectAnatomy. Você pode descobrir muito mais sobre o funcionamento do seu organismo com essa ferramenta totalmente gratuita. A visualização é por “camadas” e bastante detalhada, com diversas opções extras, como a possibilidade de fazer anotações e marcações em pontos desejados.

BBC Human Body & Mind


Este serviço é um portal completo da BBC com navegações detalhadas pelo corpo e pela mente humana, contendo testes, jogos, ilustrações, artigos e muito mais. É uma boa fonte para trabalhos escolares e pode ser usado para entender melhor os seus limites.

Artificial Anatomy



O Instituto Smithsonian possui diversos serviços online nos quais você pode conhecer melhor o acervo dos seus museus sem precisar ir até lá conferir ao vivo. Um exemplo disso é o Artificial Anatomy, que contém fotos, explicações e um jogo utilizando o modelo em escala real do corpo humano superdetalhado que foi construído no instituto.

É um serviço bem simples, mas vale a pena tentar fechar a brincadeira com Jerome, o modelo de papel machê sem errar nenhuma das 10 etapas. Veja também a galeria de fotos e a explicação sobre a construção dos modelos feitos pelo Smithsonian.

Leia mais no Baixaki: http://www.baixaki.com.br/tecnologia/7897-sites-interativos-para-navegar-pelo-corpo-humano.htm#ixzz1BhAeSlgb


Bons estudos.