terça-feira, 13 de novembro de 2012

Mega Vôlei

Atividades Lúdicas



MEGA VOLEI
PÚBLICO-ALVO: 4º ao 9º ANO - CLASSIF.: QUADRA - MATERIAL: postes, rede e bola de Vôlei.
DESCRIÇÃO: a turma é dividida em dois grupos, sendo que cada um desses grupos formará três filas, as quais ficarão na seguinte disposição: Os nove primeiros alunos se posicionarão dentro da meia quadra e os demais atrás da mesma, todos perfilados de três em três.
Situação: após sorteio, o grupo A efetua o saque e o grupo B recebe a bola com manchete. Se o grupo B errar a recepção, o grupo A marca 1 ponto e efetua novos saques, marcando novos pontos até a turma B conseguir receber o saque com manchetes, sendo que cada saque a equipe atacante troca os jogadores do campo da seguinte forma: o primeiro trio da quadra (o que estava perto da rede) passa para a última posição (atrás, fora da quadra) o segundo trio da quadra passa para a frente (perto da rede), o terceiro trio da quadra (o do fundo da quadra) passa para o meio, e o trio que aguardava na primeira posição fora da quadra passa a ser o terceiro trio do fundo da quadra. Se o grupo B receber a bola com manchete, marca 1 ponto, realiza a mesma troca descrita anteriormente, sendo que a bola é lançada para o aluno que se encontra na posição de saque. Vence a equipe que primeiro marcar 25 pontos, ou de acordo com que for combinado.
OBSERVAÇÕES: o jogo poderá fluir normalmente (utilizando somente saques e manchete). A troca de posição dos jogadores acontecerá apenas por ocasião de posse de bola, não acontecendo se os saques forem consecutivos (da mesma equipe).